100 anos de Paulo Campos

                                   Foto: Capa do Livro Paulo Campos "Vida e Obra" escrito por Filadelfo Borges

Neste sábado, Ă© comemorado os 100 anos do nascimento de Paulo Campos, ex-prefeito de Rio Verde e ex- deputado federal. 

Formado em direito pela Faculdade do Largo de SĂŁo Francisco em SĂŁo Paulo, se elegeu prefeito de Rio Verde em 1960.

Deixou seu nome marcado na histĂłria do municĂ­pio, várias obras foram feitas,entre elas, a construção do ColĂ©gio do Sol, Escola AgrotĂ©cnica Federal de Rio Verde (ColĂ©gio AgrĂ­cola), Grupo Escolar EugĂŞnio Jardim,  Alfredo Nasser,  várias praças e prĂ©dios pĂşblicos. 

Iniciou o asfaltamento da cidade, rede de esgotos e águas pluviais. Criou o Bairro Popular,  naquele tempo,  destinado para as famĂ­lias mais carentes.

Eleito Deputado Federal pelo MDB, com a segunda maior votação do Estado e o mais votado da oposição. 

Na Câmara, lutou pela efetivação da execução e asfaltamento da BR-452, (Rio Verde-Itumbiara) e, pela defesa das liberdades individuais e democráticas. 

Ocupou uma das Vice-Lideranças do MDB. Eleito pelos jornalistas polĂ­ticos como um dos dez deputados mais atuantes do plenário.  

Pela força da sua liderança e coerĂŞncia, teve cassado o seu mandato em 1.969 e suspenso os seus direitos polĂ­ticos por  dez anos. Voltou para sua terra, dedicando-se Ă  advocacia e Ă s suas obras de caridade. 

AlĂ©m de ter fundado o Instituto de Menores de Rio Verde em 1959, quase 20 anos depois, em 1978, idealizou a  Vila Ser-Pro, construindo mais de 200 casas populares cedidas para uso dos mais pobres.

Os recursos para construção da Vila Ser-Pro foram colhidos pela sua poderosa força moral e pelo exemplo das diversas realizações anteriores, recebendo doações de agricultores e pecuaristas que permitiram a construção das casas.

O projeto SER-PRO serviu de modelo para os Mutirões da Moradia que posteriormente foi  adotado do Governo do Estado.

Foi escolhido pela OAB-GO para, em agosto de 1.983, representar Goiás, no “Congresso Nacional de Advogados PrĂł-Constituinte”,  apresentando a tese "A FamĂ­lia Carente. AssistĂŞncia".

Participou dos movimentos para criação dos cursos de ensino superior em Rio Verde que culminou com a Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (FESURV), integrando o Conselho de Curadores.

Paulo Campos, na visĂŁo dos seus colegas e amigos, foi um homem de ação. Inteligente, de raciocĂ­nio rápido e palavras precisas. Viveu intensamente a profissĂŁo, exercendo-a com Ă©tica e responsabilidade. 

Cidadão e pai de família exemplar. Espírita, dedicado, pregador de raro brilhantismo, eternizou suas pregações através das obras sociais. Político dinâmico e corajoso, sempre acreditou na grandeza e generosidade do povo.

Faleceu em 26 de janeiro de 1.999 e será sempre lembrado por suas obras que representam certeza de que nada Ă© impossĂ­vel para aqueles que creem nos valores humanos e tĂŞm sua conduta inspirada nos princĂ­pios do Cristianismo. 

FamĂ­lia

Paulo Campos  foi casado com LĂ©lie Emrich Campos e teve os filhos, Paulo Campos Filho, PlĂ­nio Emrich Campos ( in memorian), Elizabeth Emrich Campos ( in memorian), Lauro Emrich Campos, Márcio Emrich Campos, Themis Emrich Campos e PĂ©ricles Emrich Campos.


Escrito por Lauro Campos, advogado e filho de Paulo Campos